Notícias

A percepção popular de que a pandemia da covid-19 trouxe benefícios ambientais — de que a natureza está em recuperação enquanto a humanidade se isola em casa — agrada a muitos que buscam algum lado positivo na tragédia mundial. A realidade, no entanto, pode estar bem distante dessas expectativas. Os benefícios que muitos consideraram um…

Com anos de atuação no monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o pesquisador Alberto Setzer, atual coordenador da área, é taxativo: mais de 99% dos incêndios florestais em território nacional são iniciados por ação humana. “Alguns são propositais, outros por descuido, mas sempre com ação humana”, afirma. As causas naturais –…

Ao comentar que os indicadores mais recentes confirmam a estabilização da economia, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, destacou que os dados abrem perspectivas para a retomada do crescimento depois de dois anos de recessão. A análise foi apresentada em evento fechado do banco Goldman Sachs. “Nos últimos tempos, o aumento de incerteza percebida…

O Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), substâncias que afetam a camada de ozônio, já possibilitou a retirada de 34% do consumo brasileiro desses elementos, cuja meta é de 35% para o ano de 2020, conforme o estabelecido pelo Protocolo de Montreal. O HCFC é importado para a fabricação de geladeiras, aparelhos de ar-condicionado…

A bandeira tarifária, mecanismo que cobra valor adicional nas contas de luz para sinalizar ao consumidor a necessidade de acionamento de usinas mais caras, pode voltar ao primeiro patamar da cor vermelha em agosto, após dois meses. Esse patamar gera um acréscimo na tarifa de R$ 3,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A possibilidade…